BLOG

ENTENDA OS DIFERENTES TIPOS DE BANCADAS

 

 

Como escolher entre as diversas opções no mercado?

Deve ser analisada a aplicação desejada, o comportamento de cada material, a manutenção exigida, seu aspecto e custo.

 

Tempo de leitura: 3 minutos.

 

 

PEDRAS NATURAIS

 

Dentre as pedras naturais, as mais utilizadas em bancadas são os granitos e mármores, sendo o segundo normalmente mais caro.

 

Em geral, os granitos têm o aspecto mais granulado enquanto os mármores apresentam aparência mais homogênea mas, por outro lado, os granitos apresentam maior resistência à impactos e elevadas temperaturas quando comparados aos mármores.

 

Muitas vezes os mármores são escolhidos por serem pedras mais nobres, mas é importante ressaltar que exigem mais cuidados e manutenção, principalmente os mais claros e porosos. Por absorverem mais a umidade, eles podem adquirir manchas ao longo do uso se não for feita uma impermeabilização adequada, e a mesma deve ser refeita de tempos em tempos, dependendo do tipo da pedra e do tipo de uso da mesma

 

Antes de comprar qualquer pedra, peça para a marmoraria mais informações sobre

os cuidados e manutenção da mesma.

 

Bancada em Mármore Bege Bahia levigado |  Projeto Studio 697 

 

 

PEDRAS SINTÉTICAS

 

Hoje existe uma grande variedade delas no mercado e são feitas a partir de pedras naturais com aditivos sintéticos, o que as torna altamente resistentes a riscos, manchas, variação de temperaturas, abrasão e, algumas, resistem até mesmo a raios UV.

 

No geral, elas apresentam baixa porosidade, o que diminui a incidência de manchas. É possível também escolher entre uma grande diversidade de cores e texturas, de homogêneos a veiados, ao gosto de cada um.

 

Deve-se ter muito cuidado na escolha do tipo da pedra sintética, pois cada uma tem composições diferentes e nem sempre apresentam as mesmas vantagens. Algumas não são indicadas para áreas externas ou como revestimento de churrasqueiras, por exemplo, como o Corian e o Silestone. Já o Dekton possui tecnologia para suportar altas temperaturas e raios UV, podendo ser utilizado nessas áreas.

 

Esse tipo de pedra, devido à tecnologia utilizada para o seu desenvolvimento, são materiais caros e é bom lembrar que existe uma variação de preços considerável entre os diferentes tipos listados anteriormente. Para cada local de aplicação, tipo de uso e orçamento do cliente, deve ser avaliado qual material será o mais adequado.

 

Foto:  Bancada em Silestone  Rougui | Fonte: Site Silestone 

 

PORCELANATOS

 

O porcelanato é um material sintético que, além da grande versatilidade de cores, texturas e acabamentos, também tem resistência a riscos, manchas e calor, e as suas grandes vantagens são a facilidade de limpeza e alta durabilidade, a um custo mais acessível.

 

Porém, como a variedade de preços no mercado é muito grande, é muito importante ler todas as informações técnicas disponibilizadas pelos fornecedores antes de escolher uma peça, já que cada uma tem sua indicação específica de local para instalação e nível de qualidade. Essas informações são essenciais para compreender qual será a resistência do material e como deverá ser sua manutenção.

 

Atualmente são produzidas também grandes peças, o que permite a execução de bancadas sem emendas, mas é muito importante o corte em meia esquadria das peças para que a montagem da bancada fique perfeita nas quinas. Esse corte deve ser feito com muito cuidado, já que a peça de porcelanato é muito fina e  podem quebrar com facilidade.

 

Foto: Porcelanato Nero Venato Portobello |  Fonte: Site Portobello

 

 

Please reload

Postagens Relacionadas
Please reload

Postagens Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags