BLOG

PASSO A PASSO PARA QUEM QUER CONSTRUIR


Este post é para você que acabou de adquirir um terreno e não tem ideia por onde começar!



Tempo de leitura: 3 minutos.




O primeiro passo é procurar um arquiteto capacitado para orientá-lo em todo o processo. No primeiro momento, o arquiteto irá até o seu terreno para conhecer as condições ambientais locais, potencialidades e limitações. Serão levantadas todas as suas necessidades, o programa inicial e desejos em geral.


Após essa conversa e com as condições do terreno em mente, será desenvolvida a proposta comercial para desenvolvimento do projeto e acompanhamento de todo o trâmite de aprovação do mesmo na prefeitura do município.


Os documentos imprescindíveis para o arquiteto são: número do IPTU, para obter todas as informações do terreno junto à prefeitura, como os parâmetros urbanísticos para a construção naquele local; o Projeto Topográfico do terreno, no qual são apresentados os desníveis exatos do lote; e a Escritura do Terreno, que contém os dados do lote cadastrado, com medidas para conferência.


Com essas informações, o arquiteto irá desenvolver o Projeto Legal de acordo com as exigências do Código de Obras de cada município. O profissional será responsável por acompanhar todo o trâmite legal bem como providenciar ou informar ao cliente sobre todas as taxas e documentos necessários para aprovação do projeto.


Importante lembrar que em certos casos, como por exemplo de terrenos próximos a áreas de preservação ou corpos d'água, pode ser necessária a aprovação do projeto junto a outros órgãos.


O projeto será entregue na prefeitura para aprovação e liberação do Alvará de Construção e, caso sejam necessários alguns ajustes, o projeto deverá ser adaptado dentro do prazo estipulado pela prefeitura e entregue para nova análise. Uma vez aprovado o projeto, será liberado o Alvará de Construção.


Atenção: Alvará possui validade!

O projeto deve ser executado exatamente como o projeto aprovado na prefeitura,

pois a obra será vistoriada pelo órgão.


Concluída a construção da edificação, deve-se requerer a baixa e habite-se na prefeitura mediante apresentação de documentos específicos e taxas, também de conhecimento do arquiteto/engenheiro responsável pela obra. A baixa e habite-se serão concedidos após vistoria de fiscal da prefeitura.


#studio697 #arquitetura #projeto #construção #dicas

Postagens Relacionadas
Postagens Recentes