CONCURSOS

KAIRA LOORO

Vista Externa

DADOS DO PROJETO

 

ARQUITETAS PARCEIRA: Raquel Moura, Liga Arquitetura e Bárbara Couto

LOCALIZAÇÃO: Tanaf | Senegal

ÁREA: 350 m²
ANO: 2017

 

Vista Interna

SOBRE O PROJETO

A proposta do concurso foi de criar um espaço de introspecção, espiritualidade e divindade em uma pequena comunidade no Senegal. 

Para consolidar uma construção democrática, a ser compartilhada entre pessoas de diferentes religiões e culturas, o projeto foi idealizado com uma planta livre, sem divisões e sem referências religiosas. Este tipo de planta permite maior variedade de usos, como grupos de oração, eventos da vila e até como área de apoio em casos de emergências ambientais. 

O volume foi desenvolvido pensando nos estágios de experiência do usuário em cada momento do seu caminhar. A entrada convida as pessoas a experimentarem seu interior e ao longo do caminho se deparam com uma transição de sombra e luz que as direciona para o centro do edifício, onde uma abertura no teto leva luz natural e a água da chuva, criando um espaço lúdico e especial. A água pluvial é captada por uma cisterna e reaproveitada na limpeza do espaço. Todo o volume é envolto por uma rampa que leva ao terraço, local de contemplação e eventos. 

Foram utilizados materiais e técnica construtiva do próprio local, criando uma massa que se impõe mas que respeita o entorno. É uma obra que convida a comunidade a conhecer seu próprio interior através de uma arquitetura introspectiva. 

Studio 697 Arquitetura e Urbanismo

 Belo Horizonte  - MG: Rua Teixeira de Freitas 704 | Santo Antônio

Vitória da Conquista - BA

  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram