CONCURSOS
KAIRA LOORO

Vista Externa
DADOS DO PROJETO
ARQUITETAS PARCEIRA: Raquel Moura, Liga Arquitetura e Bárbara Couto
LOCALIZAÇÃO: Tanaf | Senegal
ÁREA: 350 m²
ANO: 2017

Vista Interna
SOBRE O PROJETO
A proposta do concurso foi de criar um espaço de introspecção, espiritualidade e divindade em uma pequena comunidade no Senegal.
Para consolidar uma construção democrática, a ser compartilhada entre pessoas de diferentes religiões e culturas, o projeto foi idealizado com uma planta livre, sem divisões e sem referências religiosas. Este tipo de planta permite maior variedade de usos, como grupos de oração, eventos da vila e até como área de apoio em casos de emergências ambientais.
O volume foi desenvolvido pensando nos estágios de experiência do usuário em cada momento do seu caminhar. A entrada convida as pessoas a experimentarem seu interior e ao longo do caminho se deparam com uma transição de sombra e luz que as direciona para o centro do edifício, onde uma abertura no teto leva luz natural e a água da chuva, criando um espaço lúdico e especial. A água pluvial é captada por uma cisterna e reaproveitada na limpeza do espaço. Todo o volume é envolto por uma rampa que leva ao terraço, local de contemplação e eventos.
Foram utilizados materiais e técnica construtiva do próprio local, criando uma massa que se impõe mas que respeita o entorno. É uma obra que convida a comunidade a conhecer seu próprio interior através de uma arquitetura introspectiva.